Wikipedia – www.wikipedia.org 2017

Dicas e Site Oficial Wikipédia de Enciclopédia Livre

wikipedia

Parece perfeita a ideia de reunir tudo que sabe nos quatro cantos do mundo, em um só site, em dezenas de idiomas, certo? Perfeito demais pra ser verdade? Não. A Wikipédia está aí para provar o contrário. Antes, no passado, já foi tentando fazer o mesmo. Alexandria e sua biblioteca monumental na antiguidade clássica. A enciclopédia de Denis Diderot no século XVIII. A Curta História do Mundo Cerebral, de H. G. Wells nos anos 30, ou o Projeto Xanadu de Ted Nelson nos anos 60.

Mas só com a ascensão da Internet se pode imaginar uma enciclopédia online de magnitude infinita, com informações de tudo que se pudesse imaginar, além de poder se editada por qualquer um, afim de recolher o máximo de informações possível em cada um de seus verbetes. Desde 1999 se formulava a ideia de uma enciclopédia online que crescesse de maneira exponencial em conjunto do conhecimento dos usuários. E essa ideia foi levada a cabo por um dos gigantes do software gratuito, Richard Stallman, que, ao ouvir a ideia de criar um site onde todo conhecimento estivesse disponível e pudesse ser formulado pelos usuários, logo investiu esforços na ideia e incentivou os usuários da Web para ajudá-lo nesta tarefa gigantesca.

A Wikipédia é a versão amadurecida de uma ideia do seu fundador, Jimmy Wales, que se chamava Nupedia, mas hoje não existe mais. A ideia de uma enciclopédia livre requeria diversos níveis de elaboração e muitos editores da mais alta qualidade e dedicação. Para se fazer um artigo, até o ano 2000, primeiro ano de funcionamento da Wikipédia, demorava-se muito. mesmo com vários editores e um redator-chefe de inteira dedicação, Larry Sanger. A Nupedia ainda existia e se discutia a chance de integrá-la ao novo empenho de Wales. Foi quando os fundadores foram apresentados ao sistema UseModWiki, que estava em sua versão 0.9. Após vários ajustes e correções, o novo sistema se tornaria o mais novo sistema de organização de conhecimento da Internet, sendo usado até hoje, primeiro pela Nupedia em 2001.

Apesar do sucesso da plataforma, parte dos revisores e editores da Nupedia resistiram ao formato. Então Sanger inaugurou um novo projeto, a Wikipédia, em 15 de Janeiro de 2001. No ano passado o site completou 10 anos. Bomis, um dos co-fundadores, doaria boa parte da banda necessária para sustentar o enorme projeto. Boa parte dos colaboradores da Nupedia, após o fim do projeto, voltaram-se a Wikipédia. O primeiro artigo já criado na Wikipédia é guardado até hoje na Wikipédia inglesa. É o artigo UuU que foi postado no dia seguinte ao lançamento do site.

O site Wikipédia foi sendo citado na rede, o que fez com que crescesse de maneira exponencial com o passar dos anos. Para se ter uma ideia de como o site vinha crescendo rápido, no ano de inauguração, a 12 de Fevereiro, o site contava com mil artigos. Em 7 de Setembro do mesmo ano, já passava dos 10.000. No final do ano, o saldo era de cerca de 20.000, ou seja, quase dobrou em três meses. O número dobraria, novamente, em agosto do ano seguinte.

O primeiro site estrangeiro para  a Wikipédia foi a Wikipédia alemã, fundada em 16 de Março daquele ano, minutos depois, viria o site catalão. E esses foram os domínios estrangeiros por dois meses. Em 23 de Março viria a primeira instância da Wikipédia francesa, e em Maio o site já contava com domínios em chinês, holandês, esperanto, hebreu, italiano, japonês, português, russo, castelhano, e sueco. Pouco depois viriam o árabe e o húngaro e em setembro se viu a necessidade de inaugurar um Wikipédia multi-língua. No fim do ano, viriam as Wikipédias em africano, norueguês, e sérvio.

Então o que você está esperando para dar sua contribuição a esta fascinante enciclopédia da Wikipédia? Acesse já: www.wikipedia.org .





Deixe um Comentário