Vacinas para cães e gatos obrigatórias 2017

Dicas e Informações das Vacinas Obrigatórias para Cães e Gatos

vacinas-caes-gatos

Se você tem animal de estimação, cão ou gato sabe que é obrigatória a vacinação destes. Saiba que há períodos para vacinar o seu cão e gato, uma programação que deve ser obedecida para o bem da saúde do seu animal de estimação.

Há várias doenças nos animais que podem ser prevenidas com o simples vacina. Nos cães, há algumas doenças, muita delas graves, sem cura e mortais: Cinomose, doença viral que acomete cães de qualquer idade. É altamente contagiosa e é transmitida pela secreção nasal do animal; no cão, esta doença se manifesta por sinais cutâneos, gastrointestinais, respiratórios e os neurológicos. Como não tem tratamento específico, a taxa de mortalidade é alta nos cães; Leptospirose, doença bacteriana e que, em cada animal apresenta reações sintomáticas específicas, como lesões graves em rins, fígado e hemorragias. A contaminação ocorre com o contato com outro animal contaminado ou urina contaminada que pode entrar em contato com a água ou alimento.

A Raiva é uma doença comum entre cães e gatos e é a mais conhecida dessas doenças dos animais. É uma doença viral e sem cura que se manifesta por sinais neurológicos e se comprovada, é indicada a eutanásia do animal. Por se tratar de uma importante zoonose é a única doença que tem vacina de obrigatória e gratuita distribuição por determinação de Lei Federal brasileira. Os animais devem ser vacinados contra a raiva anualmente.

Já as doenças específicas de gatos que podem ser prevenidas por vacinas são: Rinotraqueíte, doença viral altamente contagiosa que manifesta sinais respiratórios (espirros e secreções nasais), alterações oculares, podendo levar o gato à morte por complicações no quadro; clamidose, doença bacteriana transmissível aos humanos e que se caracteriza por lesões oculares; e leucemia viral felina, doença viral grave e sem cura que apresenta diversas manifestações clínicas, como imunossupressão e aparecimento de tumores em diversos órgãos (linfomas).

Essas são algumas das doenças que podem acometer seu animal e que tem como prevenção a vacinação. Saiba que há diversos tipos de vacinas, períodos para serem aplicadas. Por isso, converse com um médico veterinário sobre as vacinas inclusive as obrigatória.





Deixe um Comentário