Úlceras – Tratamento, Sintomas e Prevenção 2017

Prevenção, Sintomas e Tratamentos de Úlceras

ulcera

Poucos sabem mais a ulcera é um problema bastante comum hoje em dia. Dores no estomago, sensação de estomago cheio e falta de apetite pode ser um dos sintomas mais conhecidos. Todos nós já tivemos alguns desses sintomas algum dia, porém a repetição desses sintomas por vários dias seguidos podem ser um aviso de que há algo mal no funcionamento do seu corpo. A Ulcera é uma ferida que surgi no estomago ou no duodeno. A Ulcera estomacal é causada por ácido clorídrico. A úlcera que surge no duodeno é a mais comum hoje em dia, é causada por uma bactéria.

Hoje em dia 95% das ulceras que surgem é causada por um bactéria chamada Helicobacter Pylori. Um dos causadores bastante comum desse problema é o tabagismo, alem de medicamentos antiinflamatórios não hormonais, que faz automaticamente o aumento de produção de ácido clorídrico no estomago, formando assim feridas.

Como faço para saber se tenho ulcera? Um dos sintomas da úlcera mais comuns é a dor de estomago, e dependendo do lugar onde esta dor está localizada, é possível até saber que tipo de ulcera que a pessoa tem.

A mais comum é a duodenal que se manifesta principalmente quando a pessoa esta em um jejum a bastante dia. A dor dessa ulcera pode ser aliviada ao comer. Outro tipo de ulcera é a gástrica bastante comum em idosos, porem ela ao contrario da duodenal não é aliviada ao comer, a pessoa ao comer sente dor forte no estomago, ou seja, o quadro pode até piorar.

Muitos mitos rondam a ulcera, como por exemplo, o estresse, muitas vezes já ouviu que o estresse causa ulcera? Pois bem isso é um grande mito. Na verdade o stress colabora com a aparição de vária doenças, pois o fato de fumar mais, comer mal faz com que alguns sintomas apareçam. Porem o estresse não causa nenhuma doença.

O tratamento da úlcera é feito de acordo com o tipo de ulcera que a pessoa possui, por exemplo a duoneal é tratada com antibióticos que tem o dever de matar as bactérias presente no duodeno.

A melhor prevenção da úlcera é uma boa alimentação, e não fumar tabaco que é um maiores causadores da doença.





Deixe um Comentário