Trabalho Escolar sobre os Índios – Resumo

Resumo para trabalho escolar sobre os Índios

Se você precisa fazer um trabalho escolar sobre os índios, mas não entende muito do assunto, você veio ao lugar certo. Hoje você vai ver um resumo sobre este dia tão importante do nosso calendário e entender o porquê de ele ter um significado tão importante. Leia bem o nosso artigo e capriche no seu trabalho, para tirar aquela bela nota 10.  Vamos te fazer um resumo sobre a história da data do dia do Índio e sua importância para os descendentes de indígenas que vivem em todo o país. A data comemorativa foi instituída em 1943, quando o então presidente, Getúlio Vargas, decretou a lei de número 5.540. E a data foi instituída no dia 19 de Abril. Mas, o que tem este dia de tão importante para os índios?
Para entender isso, precisamos voltar até o ano de 1940. Naquele tempo, um grande congresso foi organizado no México, chamado Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Como o nome deve denunciar, era uma reunião com indígenas e descendentes de indígenas de todos os países das Américas, além de várias autoridades dos governos destes países, líderes indígenas também foram convidados para participar das discussões e decisões que seriam tomadas naquelas reuniões do congresso. Mesmo assim, o encontro sofreu uma pequena baixa no seu início, pois os índios não quiseram comparecer nos primeiros dias do congresso, pois estavam com medo dos homens brancos, comportamento compreensível, uma vez que, em vários países das Américas, esses índios foram massacrados há anos.
Então foi que, depois de muito relutar, vários desses índios resolveram participar daquele evento, pois entenderam a relevância que ele teria para a sua história. Esse dia foi o dia 19 de Abril, que em todas as Américas, ficou instituído como o dia do índio. A data é comemorada nas escolas, onde as crianças devem ser ensinadas a respeitar a cultura e o espaço dos índios no nosso país e sua importância para nossa história, pois o povo ainda deve muito aos índios, já que estes, desde a chegada dos portugueses ao país, foram sendo dizimados por guerras, não entre os portugueses e os índios, mas sim de índios contra índios, guerras essas incitadas pelos portugueses, que precisavam de aliados para conquistar terras. Boa sorte e bom trabalho!





Deixe um Comentário