Terçol – Tratamento, Causas

Terçol – O que é e informações

 

Existem diversos problemas de saúde, que as pessoas podem contrair das mais diversas formas. Apesar de vários acharem que sabem tudo a respeito de alguns desses assuntos, na grande maioria das vezes a coisa não é bem assim.

As pessoas conhecem o superficial, mas são poucos que conhecem a fundo algum problema. Devido a isso, formam-se várias crendices errôneas sobre esses assuntos.

O objetivo desse artigo é falar sobre um problema que todo mundo conhece superficialmente, mas nem tão bem assim: o terçol.

O que é terçol: Na pálpebra do olho, perto das raízes dos cílios, existem algumas glândulas que produzem uma secreção gordurosa. O terçol, cientificamente chamado de hordéolo, é a inflamação dessas glândulas.

Causas do terçol: O problema acontece devido ao mau funcionamento na produção de secreção gordurosa por parte das glândulas. Também pode ocorrer pela ação de uma bactéria, que infecta essas glândulas. Ainda pode ocorrer devido a um tipo de inflamação na pálpebra.

Vale lembrar que a infecção por bactéria e o erro na produção da secreção podem acontecer juntos.

Tratamento do terçol: O tratamento é feito, basicamente, com a higienização da pálpebra e a aplicação de calor no local. É preciso lavar bem a pálpebra para impedir o acúmulo de secreção, além de fazer compressas mornas no local. Geralmente, esse tratamento resolve.

Algumas vezes, é necessário o uso de colírios e pomadas, e em alguns casos deve-se administrar um antibiótico.

Agora, dando ênfase ao começo do artigo, é importante lembrar que, ao contrário do que muita gente pensa, o terçol não é contagioso. Isso mesmo, o problema não é transmitido para outras pessoas.

Existem outros mitos, como o de esquentar aliança e aplicar no local como um tratamento para o problema. Há também a crendice de que não atender aos desejos de uma mulher grávida causa terçol. Tratam-se, obviamente, de superstições sem sentido.





Deixe um Comentário