Sustentabilidade nas Empresas 2017

O que é Sustentabilidade e a Sustentabilidade nas Empresas

sustentabilidade-nas-empresas

Antes e falarmos sobre esse tema, é muito importante darmos uma pequena definição de sustentabilidade.  É um tema que está sempre em constante debate em todos os meios de comunicação, tanto faz ser redes sociais, ou um simples jornal televisivo. Trazendo para termos gerais a essência do termo é muito simples: “aquilo que pode ser mantido ao longo do tempo”. Levando isso um pouco mais a fundo, significa que uma sociedade, ou qualquer aspecto de uma sociedade, que seja insustentável, não há condições de se manter por muito tempo, pois em algum tempo, não existirá meios de manter tal sociedade.

Hoje em dia sustentabilidade está mais referida a definir como a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservado o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.

Sustentabilidade em empresas

Para ter um bom começo, a empresa deve inserir a sustentabilidade como parte da sua estratégia de, de seu modelo e negócio, podendo direcionar seu crescimento e valorização por meio de ações sociais, ambientais e econômicas. É possível hoje, associar sustentabilidade com redução de custos, e algumas das empresas já perceberam isso. A Nike é um exemplo disso, pois em uma linha de produtos utiliza matéria prima como algodão plantado num raio de mais de 300 quilômetros da área da unidade industrial. Reduzindo assim o custo, e as emissões de poluentes de seus transportadores que buscariam longe tal algodão.

A GE é outro exemplo de sucesso, e tornou-se uma espécie de garota propaganda da inovação e sustentabilidade.  Em 2007, anunciou seu então presidente Jeffrey Immelt, uma linha de produtos com o selo Ecomagination. A estratégia da empresa foi incorporar sustentabilidade ao ciclo tradicional da inovação, em vez de criar novos sistemas de gestão, o resultado disso foi que em apenas dois anos a receita dos produtos verdes cresceu três vezes mais que a media de vendas da empresa.

Quem sabe a adoção da sustentabilidade não traga a nossa sociedade uma forma mais saudável de viver? Vamos torcer para que mais e mais empresas adotem tais atitudes.

Para saber mais sobre a sustentabilidade nas empresas acesse o Portal Sustentabilidade pelo seguinte link: www.sustentabilidade.net.





Deixe um Comentário