Sinusite – Tratamento, Sintomas, O que é

Sinusite – O que é e informações

 

É incontável o número de doenças respiratórias que existem por aí. Muitas vezes, por possuírem um quadro de sintomas muito parecidos, os problemas são tomados como iguais. Porém, um diagnóstico adequado é sempre importante para iniciar um tratamento e curar uma doença.

Nesse artigo, falaremos sobre uma doença respiratória bastante conhecida: a sinusite.

O que é sinusite: Os seios da face (nome dado à região do crânio que é formada por cavidades ósseas, pelos olhos e pelas maçãs do rosto), possuem algumas funções, tais como: dar ressonância à voz, aquecer o ar que é inspirado e facilitar a sustentação do crânio, pelo fato de diminuir o peso do mesmo.

A sinusite é a inflamação dos seios da face. O problema pode ser encontrado em duas formas: a sinusite crônica e a sinusite aguda, que geralmente aparece com um resfriado comum, causado por vírus.

Sintomas da sinusite: No quadro de sintomas da sinusite aguda, pode surgir a dor de cabeça no seio que estiver mais comprometido, a obstrução nasal com a presença de uma secreção amarelada ou esverdeada, febre, cansaço, dores, perda de apetite, sensação de peso na cabeça, tosse, entre outros sintomas.

Sobre a sinusite crônica, os sintomas são os mesmos, variando de intensidade. O que predomina é a tosse, que geralmente ocorre em grande quantidade pela manhã, diminuindo ou desaparecendo ao longo do dia.

Tratamento da sinusite: Vale lembrar que o tratamento da doença é muito importante, pois, quando feito inadequadamente, pode tornar a sinusite crônica. Portanto, se os sintomas persistirem, é importante procurar um médico.

O tratamento consiste, basicamente, em manter-se hidratado para diluir as secreções. É necessário que o paciente beba bastante água, podendo pingar uma solução salina nas vias nasais durante o dia.

Vale à pena evitar o ar condicionado, pois o mesmo dissemina agentes infecciosos e resseca as mucosas, fato que dificulta a drenagem da secreção.





Deixe um Comentário