Programa Brasil Alfabetizado 2017

Dicas e Informações sobre o Programa Social Brasil Alfabetizado e quais são os objetivos e metas

programa-brasil-alfabetizado

O Programa Brasil Alfabetizado teve seu origem no ano 2003. Criado pelo Governo Federal através do Ministério de Educação, também contou com a chancela da UNESCO. A idéia surgiu a partir da necessidade de acabar com o analfabetismo, garantindo o cumprimento de cada cidadão brasileiro de ter direito constitucional para acessar a uma boa educação. Um problema que nesse momento dava conta de 30 milhões de brasileiros analfabetos maiores de 14 anos. Sem duvidas um grande desafio.

O PBA tem como foco principal as pessoas com 15 ou mais anos de idade sem educação própria, ou seja, analfabeta. Dar a possibilidade de todos os cidadãos terem acesso a cidadania por meio da educação. Uma das afirmações mais precisas do programa é a universalização da educação. O PBA é desenvolvido em todo o país, com principal ênfase em aquelas áreas que foram detectados os maiores índices do problema.
O Programa Brasil Alfabetizado foi criado pelo governo federal junto com o MEC, responsável pela sua execução. Este fornece, através das suas secretarias e projetos os mecanismos para a execução do PBA. Já o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e responsável por efetuar as transferências dos recursos financeiros, analisar toda prestação de contas e ainda efetuar o pagamento das bolsas-beneficio mensalmente.
Objetivos e metas do PBA:
A fixação de metas para o Programa Brasil Alfabetizado e realizado pelo MEC no sentido de dar curso as ações que serão desenvolvidas junto aos municípios, bem como para dimensionar o volume de recursos que serão investidos em cada filiado ao programa em função do valor já despendido nos últimos anos de sua participação.
Este trabalho de fixação de metas tem sido norteado em função do acordo assinado pelo Brasil durante a Conferencia Mundial de Educação realizada no ano de 2000 em Dacar. Neste acordo o Brasil se comprometeu a reduzir pela metade a taxa de analfabetismo ate o ano 2016. Já no ano 2016 o MEC definiu como meta a participação de 542.735 alfabetizando que serão distribuídos em 967 municípios por todo o Brasil.
Se quer conhecer mais sobre o PBA, por favor ingresse ao portal do MEC aqui http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=86&id=12280&option=com_content&view=article





Deixe um Comentário

Girl Cams Ten Sex Resizable Theme