Primeira Guerra Mundial – Resumo, O que foi, Conclusão

Primeira Guerra Mundial – Informações sobre o conflito

 

Quando falamos de grandes guerras, a grande maioria das pessoas só lembra a Segunda Guerra Mundial. A Segunda Grande Guerra, apesar de possuir uma fama muito maior que a primeira, por ser um conflito de caráter mais abrangente e catastrófico, não pode deixar a primeira de lado em termos de estudo da história.

A Primeira Guerra Mundial também marcou um acontecimento chocante na história do mundo e, assim como qualquer conflito desse nível, causou desastres, chocou e impressionou muitas pessoas e causou inúmeras mudanças na história do mundo.

A Primeira Grande Guerra durou quatro anos (de 1914 até 1918) e causou verdadeiras catástrofes: aproximadamente dez milhões de mortes, trinta milhões de pessoas feridas, foi responsável por graves prejuízos na economia, entre vários outros acontecimentos desastrosos.

O conflito iniciou com o assassinato do príncipe do império austro-húngaro. Segundo algumas investigações, o responsável fazia parte de um grupo da Sérvia, nomeado como ‘mão-negra’. O império austro-húngaro, então, declarou guerra aos Sérvios.

Quando a guerra iniciou, de um lado havia a chamada Tríplice Aliança (formada por Itália, Alemanha e Império Austro-Húngaro) e a Tríplice Entente (formada pela Rússia, pela França e pelo Reino Unido). Posteriormente, a Itália passou a fazer parte da outra tríplice e o Brasil ajudou os países da Tríplice Entente.

Foi uma época em que foram utilizadas novas tecnologias bélicas, como tanques de guerra e alguns aviões. As batalhas, em sua maioria, aconteciam nas trincheiras e enquanto eram disputadas pelos homens, as mulheres trabalhavam nas indústrias bélicas.

Quando os Estados Unidos ingressaram na guerra ao lado da Tríplice Entente, em 1971, o fim da mesma já estava próximo. Tal entrada marcou a derrota da Tríplice Aliança, obrigando os países a se renderem e assinarem o chamado Tratado de Versalhes, que causou fortes restrições aos derrotados, sendo um fator que influenciou a Segunda Guerra Mundial no ano de 1939.





Deixe um Comentário