Pré-Sal no Brasil 2017

Camada pré-sal no Brasil

 pre-sal-no-brasil-300x200

O que é e onde se encontra a Camada pré-sal?

Camada pré-sal é um reservatório gigante que contém elementos como gás-natural e petróleo, localizada a até 7 mil metros abaixo do nível do mar. A camada possui aproximadamente 200 quilômetros de largura por 800 quilômetros de extensão.

Localização: Localiza-se na região litorânea entre o Espírito Santo e Santa Catarina, nas Bacias de Santos, Espírito Santo e Campos.

Acredita-se que essas reservas se formaram da decomposição de materiais orgânicos, há vários milhares de anos atrás.

Desde a década de 70, vários geólogos já acreditavam na existência dessas reservas, porém não conseguiam comprovar pela falta de tecnologia existente na época.

Hoje, com pesquisas muito mais avançadas, técnicos da Petrobrás já conseguem fazer estimativas a respeito da Camada pré-sal. Apesar de ainda não conseguirem estimar a quantidade total exata de gás-natural e petróleo contida nas reservas, cálculos bastante confiáveis já estão sendo feitos. Calcula-se, por exemplo, que no Campo do Tupi, as reservas podem conter a quantidade de até 8 bilhões de barris de petróleo.

Lei do Petróleo decidiu leiloar as regiões de exploração entre empresas nacionais e estrangeiras e dar a permissão para as vencedoras fizessem buscas por um período determinado de tempo.

A extração dos elementos da reserva é um processo altamente complexo, demorado e caro. É necessário ultrapassar uma lâmina de água de pouco mais de 2000 metros e duas camadas: uma de quase 2000 metros de sal e outra com 1000 metros de sedimentos.

Segundo pessoas envolvidas no assunto, essas descobertas e explorações do pré-sal no Brasil irão aumentar generosamente as reservas de petróleo gás-natural do país.

O governo brasileiro já vem discutindo o modelo de exploração que será aplicado nos estudos do pré-sal. Fontes acreditam que as reservas estarão sendo exploradas em larga escala apenas daqui a 4 anos, em 2016.






Deixe um Comentário