Pilates Emagrece?

Dicas e informações sobre Pilates e se realmente emagrece

De uns tempos para cá algumas modalidades de exercícios físicos viraram moda nas academias e espaços especializados.  Começar pela Yoga, que já e uma prática bem mais antiga no Brasil; agora é o pilates também uma técnica de exercícios bastante antiga.

A origem do Pilares remota de Joseph Humbertus Pilates no ano de 1980, na Alemanha que sofria de asma, raquitismo e febre reumática e devido a isso o levou a estudar várias formas de movimento incluindo yoga zen, artes marciais, técnicas gregas e romanas.

Em 1912, Pilates mudou-se para a Inglaterra onde se tornou boxeador. Neste período acontecia a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Ele e outros alemães ficaram presos no Campo de Concentração de Lancaster e, neste período desenvolveu uma série de exercícios com a finalidade de manter-se saudável. Utilizou camas e outros artefatos para construir os aparelhos que hoje são encontrados nos estúdios de pilates.

Pilates é um programa de exercícios que trabalha corpo e mente ao mesmo tempo, mantendo os dois no mais perfeito equilíbrio, sendo uma educação corporal completa onde se trabalha o corpo como um todo, desde a musculatura mais profunda até a mais periférica envolvendo forças, flexibilidade e respiração.

Todos os movimentos do Pilates são precisos e coordenados, não há impacto, movimentos rápidos ou violentos. O número de repetições é baixo, a fim de não se chegue à exaustão. Os exercícios acompanham o ritmo respiratório e trabalham durante o movimento, o maior número possível de grupos musculares.

Para uma atividade de emagrecimento o pilates não emagrece sozinho, mas ajuda na postura e no trabalho da musculatura e força. Para emagrecer, ainda mais se você quer perder muito peso são as atividades aeróbicas, como caminhada, corrida, natação, entre outras.

O Pilates é indicado para todas as idades podendo ser praticado pelo mais variado grupos de pessoas pelo mais variados grupos de pessoas como método preventivo ou de reabilitação, pois possui um grande repertório de exercícios que podem ser adaptados ou modificados para todos os tipos de condicionamento físico, necessidades e objetivos.

Entre os benefícios do pilates estão: melhora da postura e mobilidade articular; alívio de tensões, harmonia entre força e flexibilidade prevenindo lesões e dores; melhora e desenvolvimento da consciência e controle corporal; melhora do equilíbrio e coordenação motora; melhora da vitalidade e percepção física e mental; estimula a circulação e musculatura corporal.

Mas, para quem deseja resultados em longo prazo, o Pilates pode ajudar a emagrecer, aliado a uma dieta equilibrada.





Deixe um Comentário