Organograma de uma Empresa 2017

Organograma – Como fazer e Tipos

 organograma-de-uma-empresa-300x237

O que é organograma Organograma é o nome dado à uma forma de representar de forma gráfica a estruturade hierarquia de uma empresa. Essa representação gráfica pode ser representada de várias maneiras e existem diversos tipos de organograma, sendo o mais comum entre eles o organograma tradicional.

Alguns são bastante complicados e de difícil entendimento para os leigos. Porém, cada empresa escolhe como será/serão sua(s) representação e, dentro dessa questão, podem ser usados da mais simples até a mais complexa e dificultada forma de organograma.

Segundo conta a História, o criador do primeiro organograma foi o superintendente de uma antiga companhia de Nova Iorque. O homem se chamava Daniel MacCallum e isso aconteceu em 1856, quando Daniel usuou essas representações gráficas para expor a aplicação da Administração Sistemática nas ferrovias.

 

Como fazer um organograma tradicional – Após determinar todos os setores e todas as funções que constarão na representação, deve-se fazer uma lista com as posições hierárquicas das mesmas. As posições mais altas são ocupadas levando em consideração critérios como a responsabilidade. Quando maior, mais alta e posição.

O presidente da empresa ocupa o primeiro nível do organograma, seguido pelos diretores, gerentes e assim por diante.

 

Modelos do organograma – Além do organograma tradicional, existem vários outras formas de representar a hierarquia de uma empresa de forma gráfica. Seguem alguns modelos de organogramas.

Organograma circular – Nesse tipo, as posições de maior responsabilidade começam no meio do círculo e o mesmo vai se expandido, na mesma ideia do tradicional.

Organograma radial distribuído conforme planejado – Parecido com o circular, apesar de os cargos serem representados por números e constar junto dele uma legenda.

Organograma distribuído por atividades – Esse tipo de organização também pode ser feita usando organogramas. Trata-se da organização por atividades, não por responsabilidade e autonomia necessárias na profissão.

Organograma horizontal – Representado de forma horizontal, esses tipo de organograma coloca os trabalhos “mais importates” em cima, enquanto os “menos importantes” ficam na parte de baixo.

Organograma radial – É o modelo mais usado nas empresas modernas. Não precisa ressaltar a hierarquia e é feito quando se quer mostrar um trabalho em grupo.





Deixe um Comentário