Obesidade em cães – Tratamento, Causas

Obesidade nos cães – O que é importante saber

 

Se existe um animal realmente adorado, principalmente na cultura ocidental, é o cachorro. Esses bichinhos estão presentes em todos os lugares, acompanhando seus donos em brincadeiras e passeios, sejam pequenas caminhas ou até mesmo longas viagens para lugares distantes.

Algo que muita gente não presta a devida atenção é o fato de que os cachorros também adoecem. Cuidar da saúde do bichinho é algo de extrema importância. As vacinas devem estar em dia, o animal deve levar uma alimentação adequada e frequentar o veterinário regularmente.

Um problema dos animais que muitas pessoas não percebem é a obesidade. Isso mesmo. Muitas vezes, um cão passa por fofinho devido ao seu alto teor de gordura corporal. Porém, isso pode indicar algo que não é nada saudável para o bichinho.

A obesidade nos cães pode causar diversos transtornos para esses animais, tais como: problemas de locomoção, transtornos cardiopulmonares, predisposição para infecções e diabetes, gravidade em procedimentos cirúrgicos, entre outros problemas.

Causas da obesidade nos cães: Uma das principais causas desse problema é a superalimentação, ou seja, a alimentação excessiva. Quando um cão é obeso, não é difícil perceber que come mais que o normal.

O problema também pode ser causado por disfunções hormonais, falta de atividade do animal, carência de atenção, entre outros motivos.

Tratamento da obesidade nos cães: Combater esse problema é possível e necessita atenção por parte do dono. Depois de estar convencido de que o cão está obeso e carente de ajuda, o responsável pelo bichinho precisa seguir a risca as indicações sobre a quantidade de ração que o animal necessita e dividir as quantidades de ração diárias, para que o animal tenha a sensação de estar saciado sempre.

Também é muito importante dispensar os petiscos e guloseimas extras que muitos adoram dar para os cães, além providenciar para que o cão pratique exercícios físicos regulares.





Deixe um Comentário