Malha Fina Receita Federal – Como Funciona 2017

Dicas e Informações de Como Funciona a Malha Fina da Receita Federal

malha-fina-receita

Todos nós cidadãos brasileiros, sabemos a importância do Imposto de Renda, principalmente quem contribui com o mesmo. Para evitar eventuais constrangimentos é bem recomendável fazer uma boa declaração e com os valores exatos, sem apresentar nenhum tipo de erro, caso contrário, você pode cair na malha fina.

Para quem não sabe a Malha Fiscal da Declaração de Ajuste Anual da Pessoa Física, ou malha fina, como é conhecida popularmente nada mais é que uma revisão, inspeção de toda e qualquer declaração de Imposto de Renda. A supervisão é feita através de modelo eletrônico e visa acabar com os erros em várias declarações de Imposto de Renda, por isso, é bastante importante fazer uma declaração correta e sem apresentar nenhum erro relacionados a sua quantia de contribuinte, caso contrário, a malha fina irá detectar.

Quando entregamos a declaração do Imposto de Renda logo se inicia o processo de verificação, ou seja, a malha fina entra em ação tentando localizar eventuais erros de preenchimento ou até mesmo um erro no valor apresentado em sua declaração do Imposto de Renda. Lembrando que o processo é sempre feito através de procedimentos eletrônicos, ou seja, não há erros em relação à supervisão da malha fina. São várias as verificações feitas, não é apenas uma tudo visando o melhor atendimento e uma melhor verificação. Caso algo esteja errado em sua declaração do Imposto de Renda, fique sabendo que isso pode se caracterizar como uma infração a Legislação Tributária.

Com este problema automaticamente o seu processo de declaração de Imposto de Renda será parado, ou seja, terá de solucionar os problemas encontrados. Em certos casos a SRF resolve o problema internamente, já em outros, terá de ter a presença do contribuinte que será solicitado via intimação.





Deixe um Comentário