Lattes CNPq – Cadastro, Atualizar, Busca

Como atualizar cadastro e realizar busca na Lattes CNPq


A Plataforma Lattes é a base de dados de currículos bastante conhecidas por universitários e professores, instituições e grupos de pesquisa na qual se divulgam os profissionais da pesquisa em ciências e tecnologia.
A Plataforma Lattes é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que é um sistema integrado de currículos e que podem ser utilizados no apoio de atividades de gestão, como no apoio
à formulação de políticas na área de ciência e tecnologia. O currículo Lattes (ou Plataforma Lattes) registra a vida pregressa e atual de pesquisadores e estudantes, disponibilizando seu currículo sendo inclusive um requisito ter
na Plataforma como medição de mérito em alguns cursos. Para fazer o seu cadastro acesse http://lattes.cnpq.br e na parte central do site há o ícone “cadastrar” no qual é possível fazer o cadastro de seu currículo Lattes.
Se você nunca fez um currículo Lattes, aconselha-se reservar um tempinho para fazer com calma, pois exige algumas informações que exigem atenção e também detalhes importantes. Além dos dados pessoais, como nome completo, data de nascimento, e-mail, sua formação acadêmica, atuação profissional, áreas de atuação, idiomas, prêmios e títulos, artigos completos publicados, artigos aceitos para publicação, livros e capítulos, trabalhos publicados em anais de eventos, textos em jornal ou revista, trabalhos técnicos, produção artística e cultural e muito mais.
Para atualizar seu currículo Lattes (no caso de já possuir um cadastro) acesse também o site http://lattes.cnpq.br e acesse a parte central o ícone “atualizar”. Na página seguinte que se abrirá conterá dois campos para preencher CPF (ou e-mail) cadastrado e senha (que são criados no ato do cadastramento do currículo). No ato da atualização você pode visualizar todos os campos preenchidos e fazer suas modificações ou acrescentar algo ao seu currículo Lattes. A plataforma somente avisa que no ato da atualização, o CNPq precisa de um para atualizar. Ou seja, demora um tempo para os novos dados irem para o ar. Quanto a ferramenta de “Busca” encontra-se na mesma localização na página e, através dela é possível buscar por profissionais ou perfil de profissional. A busca também é possível através da titularização e com a aplicação de filtros na busca.





Deixe um Comentário