INSS Autônomo – Contribuição, Pagamento, Valor 2017

Como fazer a contribuição de INSS autônomo

inss-autonomo

O profissional Autônomo, como explica a legislação trabalhista e previdenciária do Brasil, é a pessoa (física) que faz prestação de serviços a uma ou mais empresas. Essa prestação de serviço não tem vínculo empregatício.  Mas o profissional Autônomo é mais conceituado como um profissional liberal – principalmente quando falamos de Contribuição do INSS – ou seja, aquela pessoa física que exerce qualquer atividade econômica de natureza urbana, com fins lucrativos ou não, e são eles: vendedores ambulantes, feirantes, artesãos, entre diversos outros. A seguir, saiba mais sobre o tema Contribuição INSS Autônomo.

O profissional Autônomo diante as regras de Contribuição do INSS é tido como Contribuinte Individual, que é um segurado obrigatório da Previdência Social. Ele é obrigado, portanto, a efetuar sua inscrição no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), para participar dessa Contribuição e para que possa receber os benefícios dela na aposentadoria.

O cadastro no INSS para Contribuição do profissional Autônomo pode ser feito de acordo com as regra que diz que o contribuinte não pode possuir o NIT ou o PIS/PASEP. Essa inscrição será permanente e única, independente da classe profissional a qual pertença o segurado.

Documentos exigidos para inscrição no INSS do profissional Autônomo

Nome, endereço, número do CEP; Número da Carteira de Identidade (ou Certidão de Nascimento em caráter de substituição), Órgão Emissor e Unidade da Federação; Número do CPF; Número do registro no Órgão de Classe Profissional (CRC, CRM, OAB, CREA, CORE, CRECI etc.) – se tratando de profissionais liberais.

A inscrição no para a Contribuição INSS do profissional Autônomo pode ser feita pelo telefone – PREVFONE: 0800 780191 ou pessoalmente em uma Agência da Previdência Social e Unidades Avançadas de Atendimento.

Portanto, se você é um profissional Autônomo e deseja realizar seu cadastro no INSS para fazer sua Contribuição como todo trabalhador brasileiro, siga as dicas acima. Para mais informações como o valor da contribuição,  acesse o site da Previdência Social.





1 Comentário em “INSS Autônomo – Contribuição, Pagamento, Valor”

  1. Claudecir lana

    Minha esposa esteve na agência do inss no centro de Blumenau,por dus vezes e ~~ao saui com a imformação correta, da primeira vez disseram que faltou o carne. Estando la pela segunda vez imformaram que precisaria passar por outro orgão primeiro (sinap) não sabiam nem informar o endereço.
    Pessoas despreparada para atendimento ao público.Gostaria de receber os procedimentos com clareza no meu email.

    Responder

Deixe um Comentário