Hipoglicemia – O que é? Sintomas, Causas, Tratamento

Hipoglicemia – Informações a respeito

 

Dá-se o nome da insulina a um hormônio produzido pelo pâncreas. Esse hormônio tem a função de servir de fonte de energia para a entrada da glicose nas células. Quando a quantidade desse hormônio aumenta, ou quando a quantidade dos hormônios de contrarregulação diminui, instala-se a chamada hipoglicemia.

Então, resumidamente, pode-se dizer que hipoglicemia é o nome dado a um distúrbio que é provocado quando a concentração de glicose no sangue é baixa. Os quadros desse distúrbio podem prejudicar pessoas diabéticas e não diabéticas.

Quando falamos em hipoglicemia, existem duas formas diferentes do problema: a hipoglicemia de jejum e a hipoglicemia pós-prandial ou reativa. Essa última ocorre depois das refeições.

Causas da hipoglicemia: A hipoglicemia de jejum pode ter como causas a produção exagerada de insulina, medicamentos utilizados no tratamento de pessoas diabéticas, insuficiência renal, hepática ou cardíaca, uso de álcool, tumores no pâncreas e deficiência dos hormônios que auxiliam na liberação do glicogênio.

Já a hipoglicemia pós-prandial ou reativa acontece algumas horas depois das refeições, devido ao desequilíbrio dos níveis de glicose e de insulina no sangue desses indivíduos.

Sintomas da hipoglicemia: No primeiro caso do problema, os sintomas são os tremores, as tonturas, a palidez, nervosismo, palpitações, suor frio, taquicardia, fome, náuseas e vômitos. No segundo, eles são: alteração do nível de consciência, confusão mental, perturbações visuais e perturbações de comportamento.

Tratamento da hipoglicemia: Sobre a hipoglicemia de jejum, o tratamento pode ser feito com a remoção dos tumores, com a abstinência de álcool quando em jejum, entre outras formas.

Sobre a hipoglicemia reativa ou pós-prandial, o melhor a fazer é evitar e prevenir as crises. Recomenda-se que o consumo de açúcar seja o menor possível.

Quando a crise ocorre, o indivíduo deve chupar alguma bala, tomar suco de laranja, refrigerante não dietético ou meio copo de água com uma colher de açúcar. Essas medidas fazem com que o nível de glicose no sangue se reponha.





Deixe um Comentário