Guerra Fria – Resumo, O que foi, Conclusão

Guerra Fria – Entenda mais sobre o conflito

 

Os eventos históricos são de altíssima importância na formação de um indivíduo. Através deles, a pessoa conhece e aprende um pouco sobre o passado e sobre tudo aquilo que influenciou o mundo a chegar à posição que está hoje. Sendo assim, é preciso discuti-los e discorrer sobre seus fatos com real atenção, dando-lhes a devida importância.

Para quem entende pelo menos um pouco sobre o assunto, um evento histórico de extrema importância e vasta popularidade é a chamada guerra fria, que foi a causa de muitas conseqüências em algumas áreas no desenvolvimento histórico-cultural do ser humano.

A guerra fria teve início após a Segunda Guerra Mundial. Trata-se de um conflito entre duas grandes potências da época: a extinta URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), ou simplesmente União Soviética, e os Estados Unidos. O nome de guerra fria foi atribuído ao conflito pelo fato de o mesmo ser uma briga sem armas, ou seja, indireto, uma espécie de guerra de interesses.

Enquanto a União Soviética defendia um tipo de modelo socialista de governo, com a ideia de um único partido, igualdade econômica entre o povo e limites na economia, os EUA defendiam o lado capitalista do sistema, com as ideias conhecidas de propriedade privada e liberdade econômica.

Apesar de não haver conflito armado, nos anos 50 e 60, houve uma espécie de corrida armamentista por parte das potências para ver qual seria capaz de produzir tecnologias mais avançadas dentro dessa área. Vale lembrar que os dois apoiavam os conflitos por parte de outros países em rivalidade.

A época da guerra fria também foi a época da chamada corrida espacial, que ocorreu quando as duas potências, que foi um conflito de interesses baseado nas tecnologias relacionados ao espaço. Os soviéticos começaram ganhando, ao lançarem o primeiro satélite artificial e fazerem o primeiro homem fazer um vôo orbital ao redor da Terra. Porém, os Estados Unidos consagraram-se ao conseguir mandar o primeiro homem À Lua.





Deixe um Comentário