Gripe – Tratamento, Sintomas Causas e Transmissão 2017

Gripe – O que é e como tratar

 gripe-tratamento-sintomas-causas-transmissao-273x300

A Gripe é uma doença de origem viral, infecciosa aguda. É causada pelo vírus Influenza e existe no mundo inteiro. A doença afeta não só humanos, mas também os demais mamíferos e aves. Devido à alta taxa de gripe ao redor do mundo, muita gente acha que não se deve dar muita importância. Engana-se quem pensa dessa forma. A gripe, apesar de comum, pode ser perigosa.

Transmissão da Gripe: A transmissão da doença de um indivíduo para outro se dá por contato direto ou indireto de gotículas de saliva. Geralmente, um indivíduo gripado tosse ou espirra perto de outro e espalha no ar as partículas contaminadas com o vírus. Nisso, o outro indivíduo inspira essas mesmas partículas por via oral ou nasal e é infectado.

Sintomas da Gripe: Após aproximadamente uma semana depois do contato com o vírus, o indivíduo gripado começa a apresentar sintomas familiares: indisposição, cansaço, dores no corpo, dor de garganta e corrimento nasal, com febre alta repentina na maioria dos casos. Devido a esses sintomas, a gripe é frequentemente e erroneamente confundida ou comparada com o famoso resfriado. A diferença nesses quadros é a de que, na gripe, os sintomas são muito mais intensos.

Tratamento da Gripe: A gripe dura mais ou menos uma semana. Nesse tempo, o doente deve permanecer em repouso e são usados apenas medicamentos que aliviem os sintomas: analgésicos, descongestionantes nasais, entre outros. A automedicação, como sempre, não é recomendada.

É importante lembrar que crianças muito novas, idosos e pessoas que possuem a imunidade comprometida por algum motivo devem cuidar-se melhor para não correrem o risco de desenvolverem doenças mais sérias. Recomenda-se que façam as vacinações anuais.

Prevenção da Gripe: Ter boa alimentação, praticar exercícios físicos regularmente, dormir a quantidade de horas necessária, ingerir líquidos, sempre lavar as mãos com água e sabão, evitar aglomerados de pessoas, principalmente onde há doentes, entre outros.





Deixe um Comentário