Fotossíntese – Resumo, Como Funciona, Etapas

Etapas, Resumo e Como Funciona a Fotossíntese

Existem diversas atividades e processos na natureza nos quais os mesmos ainda são desconhecidos pro muitas pessoas, mais vale ressaltar que tais atividades e procedimentos são muitas vezes essenciais para a natureza e os seres vivos em si. Um dos exemplos é a fotossíntese um dos processos mais importantes da natureza e também um dos mais fascinantes já descobertos pelo homem.

Resumo e Como Funciona

Para aqueles que ainda desconhecem, saiba que a fotossíntese é justamente um processo físico-químico, este processo é realizado apenas pelos seres vivos clorofilados. Neste processo esses seres vivos utilizam diretamente o dióxido de carbono e água, dessa forma, os mesmos obtém glicose por meio da energia da luz. Em geral a fotossíntese é um processo do anabolismo, no qual a planta em questão acumula energia por meio da luz para que possa usar no seu metabolismo formando assim o ATP que por sinal é a moeda energética dos organismos vivos. Outro detalhe muito importante em relação à fotossíntese é que este processo iniciar a maior parte das cadeias alimentares em todo o planeta Terra.

Etapas

Em geral a fotossíntese dispõe de duas fases para que a mesma seja consumada. A primeira fase é a fotoquímica e a segunda etapa é chamada de fase escura e até mesmo fase química. Resumindo bem as duas etapas podemos concluir que as mesmas dispõem dos seguintes procedimentos: adsorção de energia da luz através da clorofila, redução de um aceptor de elétrons que se chama NADP passando a NADPH², chegando a formação de ATP e síntese de glicose, dessa forma, o processo estará terminado. Além disso, um detalhe muito interessante é que a fase escura não necessita de acontecer no escuro, o nome é derivado da possibilidade desta fase ocorrer mesmo com ausência de luz.

 





Deixe um Comentário