Estou grávida e agora o que fazer? 2017

Dicas para você que tem dúvidas do que fazer depois que descobriu a gravidez

estou-gravida

Descobriu recentemente que está grávida? A notícia te pegou de surpresa, pois não seria uma gravidez planejada? Dependendo da sua situação você deverá tomar algumas providências importantes para manter a gravidez saudável, reservando sua saúde e do seu bebê.

Se você tem a dúvida de e agora o que fazer, a primeira providência é procurar um médico obstetra, geralmente seu médico ginecologista (muitos são obstetras) poderá te orientar para como levar essa gravidez, os exames necessários para se fazer e os medicamentos que deve tomar. Dessa forma, iniciar o seu pré-natal. Na primeira consulta, o médico fará um histórico de saúde da grávida e também do histórico de saúde do pai do bebê. Depois dessas perguntas, o médico segue uma rotina que vai ser presente nas demais consultas: verificar peso da gestante, pressão arterial, tamanho da barriga, a ausculta dos batimentos cardíacos do bebê e outras queixas da mãe durante os meses de gestação (que variam de acordo com cada mulher).

Na primeira consulta, a grávida não deve se assustar com a quantidade de exames solicitados. Mas, se prepare porque a cada três meses a grávida passará por uma bateria de exames de rotina e a cada mês, uma ultra-sonografia. No meio do caminho, serão solicitados alguns exames mais específicos para rastrear doenças genéticas e outras que podem se desenvolver durante a gravidez, como a diabetes gestacional.

Mas, de acordo com o Ministério da Saúde, há um calendário de exames a serem cumpridos: no primeiro trimestre, já na primeira consulta realizar o exame de Cobbs (se a mãe é RH negativo) e da cultura de urina; no segundo trimestres, hemograma completo, VDRL, teste anti-HIV; entre a 24° e 28° semana será feito o Teste Oral de Tolerância à Glicose Simplificado (TOTGS) que irá avaliar se a mulher tem maior chance de desenvolver a Diabetes Gestacional, que é muito importante para você que pensa estou grávida e agora o que fazer?

Já as ultra-sonografias, em uma gravidez saudável são recomendadas o mínimo de 4 durante toda a gestação. Porém, alguns médicos preferem solicitar o exame a cada mês. A primeira ultra-som acontece após a descoberta da gravidez, para saber a idade gestacional; a segunda entre a décima primeira a décima quarta semana de gestação para checar o desenvolvimento dom embrião. As demais são a critério médico.

Por isso, descobriu a gravidez e não esperava por ela e esta pensando estou grávida e agora o que fazer? Respire e encare-a como uma dávida e se prepara para meses agitadas e de muitas mudanças pessoais.





Deixe um Comentário