Dominó – Regras e Como Jogar 2017

Dicas sobre as regras e como você pode jogar dominó

domino

O Dominó surgiu na China e sua criação é atribuída a um santo soldado chinês chamado Hung Ming, que viveu de 243 A.C. a 182 A.C.
O nome provavelmente deriva do latim “domino gratias” que significa “graças a deus”, dita pelos padres europeus para assinalar a vitoria em uma partida.
O jogo é composto de 28 peças (pedras) chatas, retangulares, de madeira, osso, marfim ou matéria plástica, com pontos marcados de zero a seis, formando varias combinações.
Regras de Dominó:
A forma mais comum de jogar dominó no Brasil e entre duplas, maximo 4 jogadores, onde cada jogador recebe 7 peças, ou jogar-se em 2 jogadores com 7 peças cada um e 14 peças para comprar no caso no caso do oponente não ter a peça da vez.
O primeiro a jogar pode ser por duas regras do Dominó:
O que tem a peça 6×6 (barata, carreta, carrilhão) sempre começa a partida, ou quem sortear a peça mais alta antes da primeira partida iniciara, as demais partidas iniciam no sentido anti-horário a partir deste jogador.
O objetivo do Dominó é baixar todas as peças primeiro, ou fechar o jogo (menos habitual). Jogar para o “fecha” não e modalidade comum nas mais nobres mesas de jogos, sendo permitido somente o “fecha” natural. Quem baixar todas as peças ganha os pontos da soma de todas as peças que sobrarem na mao do adversário.
O jogo fica fechado quando não é mais possível baixar peças, geralmente quando as duas pontas do jogo tem o mesmo numero e não existem mais peças com este numero na mão dos jogadores. Quando o jogo fica fechado, quem tiver menos pontos em peças na mao ganha e leva a pontuação em peças na mao do adversário, no caso de jogo por pontos.
Geralmente a disputa de dominó é feita em varias partidas consecutivas, onde a dupla que acumular 100 pontos primeiro e a vencedora.
Agora você já sabe as regras e como jogar dominó, então aproveite para se divertir!





Deixe um Comentário