Documentos Roubados – O que fazer, 2 via

O que fazer quando se tem seus documentos roubados e como tirar a segunda via dos documentos

Algo que todos os cidadãos brasileiros estão vulneráveis é justamente a problema como um assalto. Em muitos casos estes assaltos podem causar diversos tipos de problemas para o cidadão assaltado e na maioria das vezes o problema está relacionado ao roubo de seus documentos. Isso é bastante comum, pois muitos ladrões acabam levando sua carteira, por exemplo, dessa forma levando seus documentos cartões de créditos e etc.

Para uma pessoa perder todos os seus documentos poderá ser crucial, pois tal pessoa poderá ser impedida de realizar diversos tipos de tarefas, pois não dispõe de um documento para se identificar. Em muitos dos casos a perda destes documentos estão relacionado a roubos, como já relatado logo acima.

O Que Fazer?

Muitas pessoas entram em estado de pânico por não disporem de seus documentos, ale disso, vale ressaltar que no Brasil o processo para emissão de segunda via de documentos é bastante lento, podendo o cidadão ficar semanas sem portar nenhum documento. Em alguns casos a emissão do documento poderá ser feita imediatamente levando em conta o tipo do documento. Confira abaixo os lugares para você se dirigir se perder os seguintes documentos:

  • CPF – Só ir a Caixa Econômica Federal e requerer sua segunda via
  • RG – Postos do Poupatempo da sua cidade
  • Título de Eleitor- Junta Eleitoral mais próxima de sua residência
  • Certidão de Nascimento – Cartório onde foi feito o seu registro
  • Certidão de Casamento – Cartório onde se casou
  • Habilitação – Postos do DETRAN da sua cidade

2° Via

Para emitir a segunda via de um documento é simples, dirija-se ao órgão responsável pela emissão do mesmo. Vale lembrar que mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência em relação ao roubo, você poderá está isento de pagar alguma taxa extra pela emissão da segunda via de tal documento.

 





Deixe um Comentário