Dieta do Mediterrâneo – Como Fazer, Cardápio

Cardápio e Como Fazer a Dieta do Mediterrâneo

Dentre as melhores dietas para manter uma alimentação e um corpo saudável, uma das mais famosas, com certeza, é a dieta do mediterrâneo. Mas muitas pessoas erram na hora de preparar os alimentos e também nas quantidades e a dieta não tem o resultado esperado. E se você não quer correr o risco de errar na mão na hora de seguir essa dieta excelente, você veio ao lugar certo. A dieta é perfeita para proteger-se de infartos, prolongar os anos de vida, reduzir a incidência de câncer e emagrecer, é claro.

A dieta do Mediterrâneo nasceu da ideia de um médico que observou a alimentação dos países banhados pelo mediterrâneo, como a Itália, Grécia, Espanha, França e outros mais e como sua vida era mais saudável e constatou que nestes países, é muito grande o consumo de azeite. Assim, ele continuou a desenvolver o cardápio da dieta até o que temos hoje e até então, é a melhor e mais funcional dieta já criada. Os aspectos mais importantes da dieta do Mediterrâneo estão na sua variedade de nutrientes. A ideia é colocar no cardápio de quem segue a dieta, os seguintes alimentos: azeite, de preferência extra virgem e azeitonas, cereais, massas, como macarrão grano-duro e pão, frutas e verduras frescas, peixes e frutos do mar, carne fresca, curada ou embutida, leites e seus derivados, frutas secas, legumes, hortaliças , ovos, mel e até mesmo, eventualmente, um pouco de vinho.

Uma sugestão de cardápio da dieta do mediterrâneo, que inclui todos os ingredientes citados acima, seria um café da manhã rico com frutas, suco adoçado com mel, cereais e pão, de preferência, integral. No almoço, prefira a carne de peixe, temperada com azeite e acompanhada de algumas azeitonas, que são ricas em proteína, com uma boa salada, arroz, de preferência integral ou alguma massa. Para o lanche, poderiam ser servidas algumas frutas secas, um copo de leite, torrada integral com mel. Já para o jantar, uma massa com molho leve seria uma boa opção, também com uma salada e acompanhada de uma taça de um bom vinho. Agora, resta a sua criatividade para saber como fazer, usando todos esses ingredientes e bom apetite!





Deixe um Comentário