Desmatamento na Amazônia – Resumo

Resumo sobre o Desmatamento na Amazônia


Hoje faremos um pequeno resumo sobre um assunto polêmico, que é o desmatamento da Amazônia.
O mundo tem mudado muito, principalmente quando falamos do clima e também do meio ambiente do nosso planeta. O Brasil é o país com maior território mundial de florestamento. Somos um país rico em mata e flora em nosso território por esse motivo é sempre bom estar atento aos requisitos para tornar o mundo um planeta mais habitável. Há muitos anos atrás podemos notar que o planeta terra era mais saudável visivelmente, as cidades eram mais limpas e mais organizadas, mas com o tempo isso mudou, a mudança do clima e a falta de respeito com o meio ambiente e natureza são visíveis em todos os lugares. A maior floresta do mundo está localizada em território brasileiro. Como é famosa no mundo todo, a Amazônia que também é um estado, o maior do Brasil inclusive, tem voltado muitos olhares para ela e sua preservação. A Amazônia como se sabe possui muitas árvores e uma delas é o Pau-Brasil, uma das árvores mais cobiçadas do país, além das seringueiras da qual são extraídas a borracha.
Ainda na década de 80 as autoridades ambientais não se importavam muito com a floresta e autorizava o corte de árvores na Amazônia, entre elas estão principalmente á seringueira. Depois de muita informação dada naquela época, um caso muito famoso que rendeu notícias internacionais foi o de Chico Mendes. Ele defendia a floresta da Amazônia das mãos de fazendeiros que naquela época, no território entre Acre e Amazônia queriam derrubar árvores.
Depois de muita repercussão o corte de árvores na Amazônia virou crime ambiental. Há alguns ano atrás e infelizmente ainda hoje em dia muitas pessoas ainda continuam extraindo madeira ilegalmente e legalmente da floresta Amazônia. O desmatamento gera muitos impactos ambientais, principalmente para a região que possui diversas raças de animais e espécies, inclusive algumas estão em extinção devido a esse desmatamento. Esse impacto ambiental tem feito com que muitas pessoas, principalmente as empresas de madeira, pensassem melhor antes de cortar árvores. A extração de árvore na região da Amazônia ainda é continua porém não é um caso alarmante como antes. Muitos espaços já estão sendo reflorestado e estão em fase de crescimento e recomposição ambiental. O desmatamento na Amazônia hoje em dia é um desmatamento que pode ser chamado de “saudável” porque ainda não põem em risco toda a floresta. Hoje em dia ele é controlado por fiscais ambientais e pode ser advertido a qualquer momento.

 





Deixe um Comentário