Como Doar Sangue – Requisitos e Onde Doar 2017

Dicas de onde doar, como doar e os requisitos para doar sangue

como-doar-sangue

Hoje em dia varias doenças são diagnosticadas através de um simples exame de sangue, podemos dizer que a maioria delas podem ser detectadas através desse exame. O Sangue é o mais importante liquido do corpo humano, ele é responsável por fazer o nosso coração pulsar alem de ser o responsável de transportar nossas células de defesa, aquela que nos defende de bactérias, infecções e vírus. Muitas pessoas no Brasil precisam de sangue para se manter vivos, muito deles precisam de sangue ou de fazer sempre transfusão mensal, o que é um  tema bastante complicado. Doar sangue é um ato de responsabilidade e de consciência limpa, há tantas pessoas precisando de apenas alguns litros de sangue ou da sua ajuda para lutar por uma vida. No Brasil atualmente as campanhas para doação de sangue são bastante freqüentes, principalmente pela necessidade de muitas pessoas. Vemos sempre na televisão propagandas de incentivo para o cidadão ajudar a outras pessoas, e alem de tudo é grátis.
Para doar sangue você terá que seguir alguns requisitos, pois se tiver alguma infecção, bactéria ou vírus nele poderá ser um problema. Os requisitos são:

  • Estar em dia com a saúde.
  • Ter de 16 a 67 anos de idade (menores de 18 devem levar documentos para preencher um formulário, alem de ir acompanhado dos pais ou com uma autorização que o deixe doar o sangue).
  • Peso mínimo de 50kg.
  • Estar bem descansado, ter dormido no mínimo 6 horas nas ultimas 24h.
  • Se alimentar corretamente antes de doar, evitar comidas gordurosas.
  • Apresentar os documentos necessário (Carteira de Identidade, Previdência Social, Carteira de Trabalhão e Cartão de Identidade de Profissional Liberal.

Doar sangue não é algo tão simples, primeiro você precisará de fazer alguns exames como: HIV, AIDS, HTLV, Doenças de Chagas, Malaria, Uso de droga ilícitas injetáveis e Hepatite após os 10 anos de idade. Homens só podem fazer outra doação de sangue após 60 dias, e a mulher após 90 dias após da ultima doação. Procure num posto de saúde onde eles podem fazer a coleta do sangue. Para saber mais sobre os requisitos e exigências para doar sangue acesso o link: http://www.prosangue.sp.gov.br/doacao-de-sangue/requisitos-basicos-para-doacao-de-sangue.htm.





Deixe um Comentário