Como cuidar de Filhotes – Dicas e Cuidados

Cuidados e dicas de como cuidar melhores de filhotes de animais

Muita gente compra um filhote ou ganha e não sabe como cuidar. Saiba que os filhotes exigem cuidados. Seguem alguns cuidados fundamentais para cuidar do seu filhote tanto para a saúde e bem estar do animal.

Primeiramente, ao comprar um filhote ou adotá-lo deve providenciar as vacinas obrigatórias para o filhote. Escolha um local apropriado em sua casa para o animal ficar. O local deve ser supervisionado antes Ada chegada do mesmo. Se o animal ficar em algum cômodo da casa, este deve ser observado e levado em consideração alguns detalhes: filhotes adoram fios, mangueira de gás, puxadores de móveis, objetos pendurados ao alcance deles, por isso, estes objetos devem ser retirados ou obstruídos para que os animais não tenham acesso para morder ou brincar; quando o animal tiver acesso aos outros ambientes da casa, deve ter sempre alguém observando, pois tudo é novo para ele e como são curiosos com certeza irão retirar coisas de mesas baixas, móveis, morder sofás, brincar com fios, etc. Com a chegada do filhote, providencie um lugar apropriado para ele, como uma caminha forrada e bem quentinha. Uma dica curiosa é deixar na cama do animal um relógio despertador que com o barulho do “tic tac” ajudará o mesmo a dormir; outra dica é colocar uma roupa velhinha sua com seu cheiro, que ajuda o animal a se acalmar (eles não gostam de ficar sozinhos).

Outras dicas são quanto à alimentação de filhotes. Primeiro, ao adquirir o animal, converse com o criador com que tipo de ração está alimentando o filhote; ou converse com um veterinário sobre qual q melhor ração dar ao animal. No primeiro dia, comece com a ração que o animal está acostumado, em seguida compre outra ração indicada pelo veterinário e vai incluindo-a aos poucos, junto com a ração antiga (até a mais antiga acabar para o filhote se acostumar a nova alimentação); essa também é uma forma do intestino do animal se adaptar; escolha o local para pôr os potes de alimentação do animal com a água que deve ficar longe do local onde ele fará suas necessidades.

Lembrando que o animal demora a se acostumar a fazer as necessidades no local certo, por isso, estimule-o com carinho e o repreenda apenas se surpreendê-lo fazendo as necessidades em local inadequado. Brigar depois não adianta muito.

Importante deixar o ambiente sempre limpo para a saúde e bem estar do filhote. Importante também pensar na vacinação. A primeira vacina acontece entre os 20 e 30 primeiros dias (geralmente nesse período eles ainda estão junto ao criador que normalmente só os vendem a partir do segundo mês do animal, quando ele já está desmamado). A segunda vacina acontece entre 50 a 60 dias de vida e a terceira entre o 80 a 90 dias. Estas são vacinas que imunizarão o animal contra diversas doenças. Esses são alguns cuidados básicos com o filhote. Tendo dúvidas, procure um veterinário.





Deixe um Comentário