Ciclo de Vida do Produto – Fases, Exemplo

Etapas e Fases do Ciclo de Vida do Produto

 

O ciclo de vida de um produto ainda é assunto muito procurado e pouco compreendido, e com o objetivo de sanar as duvidas as pessoas nós estamos trazendo no post de hoje algumas informações sobre esse assunto, veremos o que é o Ciclo de Vida do Produto e quais são as suas respectivas fases dentro desse ciclo.

O termo Ciclo de Vida do Produto usado a bastante tempo já, porém a compreensão e entendimento desse termo ainda não é feito por todas as pessoas. Mas para que você possa entender bem sobre o que é o Ciclo de Vida do Produto saiba que o mesmo possui cinco fases, confira abaixo quais são elas:

• Concepção

• Definição

• Produção

• Operação

• Obsolescência

Esse ciclo de vida é nada mais do que qualquer outro ciclo de qualquer produto, ou seja, são as etapas para que um produto possa ser feito. Então quando se refere ao termo ciclo de vida esta ao mesmo tempo se referendo ao processo para que o produto possa ser feito e produzido até chegar ao usuário final. Mas acontece que nem sempre os produtos seguem todas as etapas do ciclo, e isso pode ser ruim, por que ambas as etapas são importantíssimas.

Como você pode ver inicialmente as fases do Ciclo de Vida do Produto elas consistem em 5 fases que são indispensáveis para o processo de qualquer produto, mas nem sempre todos sabem disso, portanto se você está trabalhando na área é muito importante que você compreenda os conceitos desses ciclos e saiba como os mesmos funcionam.

Para citar um exemplo de Ciclo de Vida do Produto poderíamos usar os processos de produtos como eletrodomésticos, eletrônicos e vários outros, porque todos passam por essas etapas até resultar no produto final que será comercializado também para o usuário final, por isso é importante.

 





Deixe um Comentário