CDB – O que é, como funciona, rendimento

O que é o CDB, como funciona e qual é o seu rendimento

O CDB ou Certificado de Deposito Bancário é um título emitido pela instituição financeira (banco) para a pessoa saber que de uma forma está investindo seu dinheiro ali. Para explicá-lo de uma forma simples o CDB é como um empréstimo que você está fazendo para o banco em troca de um lucro que será calculado dependendo do tempo, da quantidade de dinheiro e do modelo de negociação que você tenha tomado com o banco também.
Sempre que faz um certificado de depósito bancário o investidor obtém no final da relação com o banco, ou seja, quando você decide tirar o dinheiro novamente, seu valor é incrementado com juros que o banco vai pagar pelos negócios que fizeram, ou tal vez não, com seu dinheiro e o de outros investidores.
Uma vez que você começa a negociação com o banco, vai começar a entender de melhor forma como o sistema CDB funciona. Não temos claro se tem bancos que possuam regras diferentes em cada caso. O que sabemos é que para o resgate do seu dinheiro é o banco quem coloca o prazo geralmente, mas isso não significa que você não possa retirar seus ganhos com antecipação. Respeitando o prazo mínimo que depende do rendimento que você esteja esperando obter, pode ser um dia ou até um ano.
Quanto ao rendimento, existem várias formas de ser calculado ou estimado de acordo com a negociação que você consiga obter com o banco. As taxas de remuneração podem ser acordadas de três formas diferentes: prefixadas, pós fixadas ou flutuantes. Segundo a pesquisa também é possível contar com mais de uma base de rendimento.
Para saber um pouco mais sobre detalhes e entender como funciona vamos ver cada uma dessas três opções citadas acima.
A opção prefixada supõe títulos onde o investidor já sabe com antecipação qual é o rendimento na hora da aplicação.
Na opção pôs fixada o investidor obtém títulos pelos quais vai saber o valor do rendimento após da aplicação ser feita.
Finalmente com as taxas flutuantes o investidor esta ligado a um percentual de variação de um índice, que pode variar entre o Certificado de Depósito Interbancário ou CDI, o TR, TJLP ou inflação.
Para mais informações sobre o CDB, recomendamos visitar o site no link abaixo:
http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/investimentos/cdb-certificado-de-deposito-bancario/print





Deixe um Comentário