Carteira de Vacinação – Quais vacinas devo tomar

Veja quais são as vacinas necessárias desde pequeno até adulto!

As vacinas são muito importantes para a prevenção de doenças. O governo brasileiro oferece uma série de vacinas gratuitas nas campanhas de vacinação. Nas crianças as vacinas não são obrigatórias, mas extremamente importantes. Além disso, em certas ocasiões as pessoas precisam apresentar suas carteiras de vacinações em dia, como para viajar ou em alguns casos de vagas de trabalho ou de seleções para empregos públicos.

Vacinas para crianças

Ao nascerem as crianças já precisam tomar algumas vacinas que são muito importantes. Geralmente elas já são dadas antes da criança sair do hospital. São elas, BCG – ID e Vacina contra hepatite B.

No primeiro mês de vida as crianças precisam tomar a segunda dose da vacina contra hepatite B.  Já no segundo mês de vida mais algumas vacinas devem ser tomadas: Vacina tetravalente, VOP, VORH e segunda dose da vacina tetravalente. Aos quatro meses de vida as crianças devem tomar a segunda dose da vacina VOP e também a segunda dose da vacina VORH. Aos seis meses de vida os pequenos deverão tomar a terceira dose da vacina tetravalente, a terceira dose da VOP e também a terceira dose da vacina contra hepatite B.

Aos nove meses de idade mais uma vacina, desta vez contra a febre amarela. Quando a criança completa seu primeiro ano de vida ela deve tomar a dose única da vacina SRC. Já ao completas um ano e três meses de vida ela deve tomar um reforço da vacina VOP e mais a primeira dose da DTP. Depois disso finalmente os pequenos tem um descanso das vacinas, e vão tomar apenas depois entre os 4 e 6 anos, quando deverão tomar a segunda dose da DTP e o reforço da SRC. Aos 10 anos de idade a criança também deve tomar o reforço da vacina contra febre amarela.

Vacinas adultos

Os adultos também precisam tomar algumas vacinas, sendo que algumas delas são obrigatórias para viajar para determinados países. Dentre as vacinas que estão disponíveis para os adultos estão as seguintes: Vacina dupla tipo adulto para difteria e tétano; Vacina tríplice-viral para sarampo, caxumba e rubéola; Vacina contra a hepatite B; Vacina Pneumo 23 contra pneumonia; Vacina contra a febre amarela; Vacina contra o influenza (gripe); Vacina contra o HPV.





Deixe um Comentário