Cartão Cidadão – Emissão 2017

Dicas de como emitir o seu cartão cidadão

cartao-cidadao

O Cartão Cidadão é uma iniciativa da empresa pública Caixa Econômica Federal que fornece aos devidamente cadastrados a oportunidade de consultar seu Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) e quotas do Programa de Integração Social (PIS), bem como sacar os benefícios que tiver direito.

Esse cartão Cidadão se destina a quem tem vínculo com o FGTS ou tenha sido identificado pelo sistema do PIS como beneficiário de rendimentos, abono salarial ou ainda esteja recebendo parcelas do seguro-desemprego; receba Programa de Transferência de Renda (Bolsa família, Bolsa Atleta e outros), no caso de não ter esses benefícios creditados em conta corrente.

Lembrando que pelo decreto n° 7.664/2016 aumentou o limite de saque do FGTS em algumas situações, como calamidades com valor de até R$ 6.220.

Mas, como ter os benefícios do Cartão Cidadão? Como fazer a emissão deste? Primeiro o trabalhador precisar estar cadastrado no PIS/PASEP, ter Número de Inscrição Social (NIS) ou Número de Inscrição do Trabalhador (NIT). Os dados cadastrais e endereço devem estar atualizados na Caixa. Para adquirir o cartão, pode ser de forma gratuita pelo telefone 0800-726-0101 tendo em mãos o número do PIS; ou adquiri-lo em qualquer agencia da Caixa Econômica Federal. Nas agências, você deve se identificar usando um dos seguintes documentos: carteira de identidade, carteira de habilitação (modelo novo), Carteira do Trabalho de Previdência Social (CTPS) ou Certidão Civil.

Após receber o cartão, o titular deve cadastrar uma senha em uma unidade lotérica, mas antes deve ligar para o 0800-726-0101 para habilitar-se ao cadastramento lotérico; depois seguir a uma unidade lotérica munido de um documento de identificação com foto. Se preferir, compareça a uma agencia da Caixa para cadastrar sua Senha cidadão. Para o atendimento ser mais rápido você já deve levar preenchido o Termo de Responsabilidade. Este último pode ser impresso no site da Caixa Econômica Federal.

Por isso, se você tem os requisitos necessários emita seu cartão cidadão e desfrute de todos os benefícios proporcionados por ele.

Confira mais detalhes sobre o Cartão Cidadão e como fazer sua emissão no site: www.cartaocidadao.net.





Deixe um Comentário