Câncer de Pele – Fotos, Sintomas, Tratamento

Câncer de Pele – Vale à pena se informar

O câncer é uma doença que, sem dúvida, assusta muita gente. Para a grande maioria das pessoas, contrair a doença significa a certeza de morte. Porém, para entender os tipos da doença, é necessário estudar sobre ela, compreender seus sintomas, seus tratamentos e muito mais.

Nesse artigo, falaremos sobre o câncer de pele. Mostraremos seus sintomas, seus tipos e os métodos de tratamento contra esse mal.

A pele é o maior órgão do corpo humano, possuindo duas camadas: a derme (interna) e a epiderme (externa). O órgão serve para regular a temperatura do corpo e proteger o mesmo de agentes externos.

No Brasil, o câncer de pele é, de certa forma, comum. Em sua maior parte, é causado pela exposição aos raios solares. As pessoas que mais aparecem entre o público que possui a doença têm pele clara, cabelos loiros ou ruivos, são albinas, possuem excesso de pintas ou se expõem ao sol de forma exagerada e inadequada.

Entre os tipos de câncer, o mais comum é o carcinoma, enquanto o mais raro é o melanoma, sendo também o mais grave.

Sintomas do câncer de pele: As lesões malignas geralmente possuem coloração rósea, escura ou uma cor avermelhada, podendo também ter a aparência de uma pinta ou de uma ferida que nunca cicatriza. No caso das “pintas”, podem coçar, crescer lentamente e sofrerem mudanças na consistência e na cor. A coceira e a assimetria também são características notáveis das lesões cancerígenas.

Tratamento do câncer de pele: Inicialmente, a lesão é retirada através de um processo cirúrgico, que retira também o tecido em volta da mesma. Quando o caso é mais grave, o indivíduo pode precisar submeter-se a tratamentos como a radioterapia ou a quimioterapia.

Vale lembrar algumas (entre outras) recomendações médicas, tais como: evitar queimaduras de sol, não abusar de bronzeamento artificial e frequentar um médico se a pele for muito clara, ou existirem casos da doença no histórico familiar.

    – Exemplo de Carcinoma.

    – Exemplo de Melanoma.





Deixe um Comentário