Aposentadoria por Tempo de Serviço – Cálculo

Como fazer o cálculo correto da aposentadoria por tempo de serviço

Todo mundo que trabalha em um momento de sua vida vai ter que saber como calcular seu tempo de serviço nem que seja para saber o valor da aposentadoria ou quando poderá se aposentar.

Todo trabalhador que contribuem para a Previdência Social tem direito há duas aposentadorias, a por Tempo de Serviço e a por idade. A primeira não necessariamente você precisa ter 60 nos ou mais para pedir, apenas o tempo de contribuição que é de 35 anos para homens e 30 anos para as mulheres. Esta aposentadoria por tempo de contribuição pode ainda ser concedida de forma integral ou proporcional.

O tempo de contribuição é o tempo que a pessoa trabalhou com carteira assinada, assim como também como trabalhador doméstico ou como contribuinte individual, este último geralmente são autônomos ou trabalhadores sem carteira assinada que contribuíram para a Previdência Social, entre outros exemplos de trabalhadores.

Para obter a aposentadoria por tempo integral os trabalhadores precisarão comprovar o tempo de contribuição, como dito anteriormente, de 35 anos para homens e 30 anos para mulheres. Já a aposentadoria proporcional é necessário tempo de contribuição e idade mínima. No caso do homem que tiver 30 anos de contribuição e idade mínima de 53 anos, fazendo o cálculo da aposentadoria por tempo de contribuição terá 40% sobre o tempo que faltava para completar 30 anos, o mesmo vale para as mulheres com 48 anos de idade e 25 anos de contribuição.

Há ainda o período de carência para esse tipo de contribuição com contribuições mensais mínimas para ter direito a cada tipo de aposentadoria (proporcional ou integral).

Para solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição como também a por idade, o trabalhador pode agendar requerimento prévio pelo telefone 135 (para todo o Brasil) ou em uma agencia da Previdência Social. Para mais informações sobre a aposentadoria por tempo de contribuição acesse http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=19.

 





Deixe um Comentário