A importância da água 2017

Dicas e Informações para você saber qual a importância da água

importancia-agua

A água é o elemento essência da vida, em todos os sentidos. Sem água não há vida em qualquer ecossistema e é importante para o bom funcionamento do organismo humano. Além de essencial para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos que mantém em equilíbrio os ecossistemas.

Uma relação básica que representa a importância da água é que 75% do nosso corpo são constituídos de água. Mesmo assim, precisamos consumí-la pelo menos um litro e meio por dia (o ideal são dois litros). Mas, a importância da água não é só para os seres humanos, mas para todos os seres vivos.

O peso corporal de uma pessoa é composto basicamente de 60% a 70% de água, a qual tem tanto a importância de regular a temperatura interna do organismo, como garantir o bom funcionamento de todas as funções orgânicas, sou seja, do sistema circulatório, sistema de absorção, sistema digestivo, etc. Resumindo: a água é um elemento essencial para o bom funcionamento do corpo humano, da própria vida.

Por isso, é importante pensar na água e como a tratamos e a desperdiçamos, seja escovando os dentes de torneira aberta ou jogando água fora.

O principal problema hoje não é o consumo de água, mas como esta é tratada, utilizada e que está a levando perder qualidade, especialmente em regiões intensamente urbanizadas ou industrializadas.

Em São Paulo, por exemplo, não falta água e sim uma falta de planejamento e de responsabilidade que tem provocado a contaminação de rios córregos e represas e a ocupação desordenada de regiões de mananciais.

Para superar essas questões, o país precisa superar esse modelo utilitarista que prioriza o uso da água primariamente para a geração de energia, saneamento e transporte em detrimento de prioriza uma melhor qualidade da água em benefício da vida.





Deixe um Comentário